Por que a vistoria é necessária ?
A vistoria é o registro das condições aparentes do imóvel e de seus itens. O objetivo é garantir que o imóvel seja devolvido a você nas mesmas condições em que foi entregue.
A vistoria de entrada é realizada antes da entrada do inquilino no imóvel.
Já a vistoria de saída é realizada no final da locação, após a desocupação do imóvel.
A vistoria registra as condições aparentes do imóvel e é organizada por cômodos, contemplando itens como:
-
pintura, paredes, pisos, portas, janelas;
-
torneiras, pias, chuveiros, vasos sanitários;
-
iluminação, interruptores, disjuntores, tomadas;
-
acessórios, utensílios, decorações;
-
mobílias;
-
equipamentos.
Exclusões
Não testamos equipamentos como geladeira, máquina de lavar, aquecedor, chuveiro, eletroportáteis e tomadas, já que seu funcionamento só poderá ser validado com o uso. Por isso, na vistoria de entrada é responsabilidade do inquilino testá-los e na vistoria de saída, do proprietário. Se você encontrar algum problema nos equipamentos, registre-o na vistoria durante o prazo para análise.
Não contamos a quantidade de utensílios domésticos e acessórios como talheres, copos e toalhas. É responsabilidade do proprietário registrar na vistoria se considerar necessário.
A vistoria registra o estado de conservação aparente do imóvel. Alguns itens dependem do fornecimento de água, luz e gás e por isso só poderão ser testados efetivamente quando utilizados pelos moradores, no dia-a-dia. Por isso, é importante que você confira a vistoria feita pelo QuintoAndar e registre se algo está com funcionamento comprometido ou em estado diferente do relatado.
Veja nossa recomendação sobre quais etapas realizar durante sua vistoria:
1) Instalações hidráulicas
Abra todos os registros e verifique se as torneiras funcionam corretamente. Veja também se existe algum vazamento nas mangueiras (flexíveis) e nos sifões do banheiro, área de serviço e cozinha. Teste duchas higiênicas e descargas. Nas pias, observe se existe alguma trinca por onde a água possa passar ou se estão bem fixadas.
2) Instalações elétricas
Após as verificações hidráulicas, veja se todos os disjuntores do quadro de força estão ligados. Feito isso, identifique qual a tensão das tomadas (voltagem) para então testar seu funcionamento ou conectar equipamentos à elas. No caso dos pontos de luz, certifique-se de que o problema não é apenas a lâmpada queimada.
3) Eletrodomésticos
Teste sua funcionalidade. Verifique se o ciclo completo de uma máquina de lavar, ou se a geladeira está refrigerando corretamente, por exemplo. Se existem equipamentos menores, como liquidificador, sanduicheira, entre outros, também é importante você testá-los.
4) Chuveiro
Em caso de chuveiro elétrico, verifique seu funcionamento. Se a água não estiver aquecendo, certifique-se de que o problema não é apenas a resistência queimada trocando por uma nova.
Se o imóvel tiver um aquecedor à gás cheque se está funcionando. Caso negativo, pode ser que o fornecimento de gás para o imóvel esteja desligado, ou o registro fechado. Muitas vezes o zelador consegue ajudar com as verificações.
5) Ar condicionado
Acione o equipamento, confirme se está resfriando o ar e se existe algum vazamento. Observe também o funcionamento das paletas e do controle (se ele não funcionar, cheque se as pilhas estão carregadas).
6) Portas, janelas e persianas
Procure abrir e fechar todas. Observe se estão emperrando, se o trilho está danificado ou se alguma folha está solta. Cheque o estado dos vidros também. Note se as maçanetas das portas ou trincos das janelas apresentam algum problema para um registro mais preciso.
7) Mobília
Teste o funcionamento das gavetas e portas de armários. Se houver um sofá-cama, confirme se ele abre corretamente. Sofás e colchões podem apresentar pequenas manchas ou furos que não foram identificados na vistoria, assim como os móveis podem apresentar marcas ou riscos.
Ainda com dúvidas?